Irei tratar nesta postagem de como tem que ser o conteúdo básico de um plano de mídia para a apresentação da agência para o cliente.
É muito importante a agência apresentar um plano de mídia bem completo e bem elaborado, porque é a partir dele que o cliente vai poder verificar se o seu investimento será bem aplicado.
Então vamos lá:
Independente das necessidades de alguns clientes, o plano deverá ser constituido por 3 grandes partes fundamentais (Informações básicas, Objetivos e Recomendações) e uma outra parte a de anexos que irá variar de acordo com a exigência ou necessidade do mesmo.
Informações básicas:
Qualquer informação que possa contribuir para orientar, definir e justificar as decisões contidas no plano. A maioria destas informações sao extraídas do briefing de mídia, mais elas podem vir de outras fontes.
Nelas devem conter informações sobre: Produto, Mercado, Concorrência, Target (público-alvo), Objetivos de marketing e de comunicação, Verba e período.
Objetivos:
Essa parte é vital para o desenvolvimento do plano de mídia, porque as definições destes objetivos é que definirão onde e como serão investidas as verbas do cliente.
Os objetivos são divididos em dois tipos: Comunicação e Mídia.
Comunicação: Refere-se ao estilo, ao tema e conteúdo das peças criativas, com a intenção de justificar onde serão usadas, em quais veículos, quais os horários a serem veículados e onde é melhor de anunciar.
Mídia: Refere-se ao; target (público-alvo), definição do tipo de frequência e cobertura eficaz que pretende obter; também, quais as funções que os meios de comunicação deverão exercer na campanha, buscando atender os objetivos de marketing e comunicação; e ainda quanto à abrangência geográfica, especificar se a campanha será regional, estadual, ou nacional por exemplo, ou se serão áreas urbanas ou rurais, se tratarão de atividades econômicas, agropecuárias, lazer, etc.
Recomendações:
Nesta parte a agência justifica como estão sendo usadas as verbas, o porque de estar sendo usada naquele setor, o veículo de comunicação escolhido, as peças, o formato, a quantidade de inserções, as táticas escolhidas (caractéristicas das programações, ,critérios de seleção de programas e veículos, restrições, período de veiculação e esquemas especiais de veiculação), cronograma de veiculação, programações básicas, público coberto e resumo da verba.
Anexos:
Nele deve conter informações que o cliente ainda não teve acesso durante a apresentação do plano. Nele deve conter o custo por mil de cada meio programado, isso, para que o cliente possa saber o custo de seu investimento. Também deve conter dados de mercado, simulações, qualificações e outros dados que não foram apresentados anteriormente e que se fazem necessários ao cliente.
Cara parabéns por inciar seu blog!
ResponderExcluirGostei desse texto pois você resumiu bem as informações e foi direto ao ponto.O legal é o fato de que até pessoas que não são da área poderão entender bem o assunto pois está escrito e exibido de uma forma bem clara e direta.
Abraço!
Lucas Avila